Geometria Dinâmica
Geometria Dinâmica
A Geometria Dinâmica visa, utilizar-se de softwares de computador para oferecer aos professores uma nova alternativa de ensinar alunos do ensino fundamental e médio uma nova maneira de aprender a geometria através da visualização, podendo entender as diferentes situações que podem acontecer em um objeto (figura geométrica) movendo algum ponto.
A introdução deste tipo de tecnologia no apoio ao ensino da matemática é de suma importância aos alunos para que os mesmo possam observar, construir, elaborar, criar, entender e com isso passam a trabalhar o seu pensamento lógico, pois a partir da construção do objeto dado em exercício, o aluno não se limita ao desenho no papel mas sim a interatividade em um ambiente informativo, podendo mover pontos, e notar as modificações que possam acontecer, por isso o uso de um software ligado a disciplina que esta sendo proposta pelo professor pode ser bem mais aceita e entendida pelo aluno através da interatividade.
- iGeon – www.matematica.com.br/igeon (licença livre)
- Wingeon - http://math.exeter.edu/rparris/wingeom.html (licença livre)
- Shapari - http://www.spelunkcomputing.com/ (licença livre)
- Régua e Compasso - http://www.professores.uff.br/hjbortol/car/ (licença livre) http://edumatec.mat.ufrgs.br/ - Site ligado diretamente a Educação Matemática e Tecnologia Informática, onde no mesmo encontram-se inúmeros softwares ligados ao ensino interativo.
Os softwares e seus respectivos sites listados acima se tratam de softwares livres, ou seja, sem que seja preciso o pagamento da licença de uso, facilitando assim com que esse tipo de tecnologia seja usado de forma gratuita em escolas e faculdades.
Anexo:
Exemplos de figura geométrica utilizando - se do software Wingeom
1 – Construção de um triângulo, com o objetivo de poder visualizar o tamanho dos segmentos, ângulos e possibilita o calculo da hipotenusa, cosseno, seno, área, perímetro dentro outros, com o recurso do programa que possibilita movimentação dos pontos o aluno pode acompanhar as mudanças, acontecendo então a interatividade entre o aluno e a figura e com isso o aluno desenvolve os conceitos.
Bibliografia
http://189.30.9.100:81/moodle/course/view.php?id=6
Site da Faculdade Cenecista de Osório – Ambiente MOODLE
http://edumatec.mat.ufrgs.br/
Educação Matemática e Novas Tecnologias - Site da UFRGS
http://omnis.if.ufrj.br/~carlos/geomdin/geomdin.html
Site ligado a Geometria Dinâmica
http://www.geometriadinamica.kit.net/
Site ligado a Geometria Dinâmica
http://www.geometriadinamica.mat.br/bkpjorge/index.html
Site ligado a Geometria Dinâmica – Cabri - Geométre
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial